segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Surgimento da Iniciativa


A iniciativa surgiu em meados de julho de 2008 durante a atuação da Fisioterapeuta residente em Saúde da Família inserida nesta comunidade num grupo semanal intitulado “Aliviando as tensões”, voltado para pessoas com queixas álgicas crônicas. A maioria dos participantes eram mulheres com histórias de vida e queixas semelhantes, diferindo-se apenas em suas contextualizações.
Percebeu-se que muitos participantes apresentavam potencialidades e habilidades específicas, interessantes e produtivas que mereciam ser compartilhadas, a partir daí houve a mudança do enfoque terapêutico onde os participantes são atores principais no seu prognóstico atuando como multiplicadores disseminando o conhecimento durante as práticas vivenciadas.
Temos como principal objetivo fortalecer a integração das comunidades da Zona Leste de São Paulo, iniciadas pela Vila Cosmopolita, através da incorporação de princípios e critérios ambientais, viabilizando a troca de saberes e experiências, e a produção de artes, a partir de matéria prima considerada descartável pela população, com perspectivas à geração de renda.
Em poucos meses de atuação percebemos que o vínculo e afinidade entre os participantes tem se fortalecido naturalmente a cada encontro, estendendo-se para outros espaços.Consolidação de um espaço que, dentre outras conquistas, traz à tona as potencialidades até então desconhecidas, com resultados concretos que influenciaram diretamente a vida dessas pessoas em tão pouco tempo.Isso lembraria conceitos advindos da cultura solidária que não nos referem apenas às relações econômicas entre as pessoas, mas à práticas e vivências sociais mais amplas, que têm como base o bem comum. E mais do que isso, o interesse em aprender a desenvolver a habilidade do outro de forma lúdica.
Acreditar numa ideologia somente não basta, é preciso colocála em prática sempre.
Pratique você também essa cidadania cosmopolita!!!